Tricicleiros fazem oficina de capacitação para recepcionar turistas em Parintins

Publicado em: 22/06/2018 às 17:21 | Atualizado em: 22/06/2018 às 17:21
“Antes eu nem sabia o que falar para essas pessoas. Só carregava elas (sic)”. A afirmação é de José Santarém Coelho, de 72 anos, que há 30 anos trabalha como tricicleiro pelas ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e foi um dos contemplados na capacitação, do Governo do Amazonas, voltada para os prestadores de serviço da Ilha Tupinambarana.
Além dele, que é conhecido carinhosamente como ‘Carneirinho’, mais 80 tricicleiros foram capacitados no Workshop Sobre Qualidade no Atendimento ao Turista, que o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realizou e Parintins.
A etapa final de capacitação ocorreu na quarta-feira (20), quando o Governo do Amazonas entregou uniformes (camisa, bermuda e boné) para 22 tricicleiros da agrovila de Vila Amazônia. Além disso, na última sexta-feira (15/06), o Governador Amazonino Mendes entregou uniformes e certificados para os demais tricileiros da Ilha Tupinambarana.
“O Governador Amazonino Mendes demonstra mais uma vez a atenção e o carinho que ele tem pelo povo parintinense, que é grato por tudo que governador vem fazendo pelo município e pelo Festival”, destacou o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.

Tricicleiro, José Santarém Coelho, de 72 anos
O presidente da Associação dos Tricicleiros Turísticos do Porto de Parintins, Rafael Gonçalves Carneiro, disse que o melhor de tudo, além da capacitação, é saber que o Governo do Amazonas sabe da importância dessa classe para o turismo na Ilha Tupinambarana.
“Nós que apresentamos a cidade para os turistas que visitam o ano todo, a nossa cidade, por isso, é importante sempre passar por treinamentos como esse, que a Amazonastur realizou conosco”, destacou Rafael.
Workshop
O Workshop Sobre Qualidade no Atendimento ao Turista foi voltado para tricicleiros, taxistas, mototaxistas; atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio, porto e aeroporto; vendedores ambulantes, garçons, artesãos, guias/monitores de turismo; condutores de turismo, embarcação, pesca; permissionários de feiras e mercados; camareiras, dentre outros, que atuam direta ou indiretamente no atendimento ao turista.
Esta ação fez parte do pacote de ações relativas a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos municípios turísticos no Estado, em especial em Parintins por conta do Festival Folclórico a ser realizado no final deste mês.
O workshop contou com o apoio da Prefeitura de Parintins e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-AM).
Fotos: Divulgação/Secom