#Toadas com Sabá, Patrick Araújo, Enéas Dias e Adriano Aguiar
#Toadas deste sábado começou com chamada inesquecível do boi Caprichoso nas vozes de Patrick Araújo e Adriano Aguiar

Arnoldo Santos, especial para o BNC AMAZONAS
Publicado em: 14/05/2022 às 18:31 | Atualizado em: 15/05/2022 às 08:32
A vinheta rodou e a imagem se abriu no cenário montado especialmente pra data. E a frase ecou – Oi meu povo, trouxe o meu boi para brincar. Sou caboclo, sou versador do lugar. Até o coração já parou para ouvir e se apaixonar. Toda a floresta se levanta. A festa vai começar!
O #Toadas deste sábado começou com essa chamada inesquecível do boi Caprichoso nas vozes de Patrick Araújo e Adriano Aguiar, respectivamente, levantador de toadas oficial do boi das cores azul e branco, e compositor azulado com mais de 15 anos de estrada.
Da ação azul a reação vermelha veio forte. “Vai começar…a emoção! Braços para o ar. O som nas mãos. Sinta o rufar do meu tambor, sinta o rufar dessa paixão, sinta o calor dessa paixão. É no suor, a galera vermelha e branca vai estremecer o Brasil!”. Sebastião Júnior, um dos quatro levantadores do Garantido, e Enéas Dias, com seus 30 anos de vida musical dedicada ao boi da baixa do São José.
Se fosse resumir o que foi este quarto programa da temporada 2022, o clima da arena do Bumbódromo de Parintins tomou conta da transmissão realizada pelo BNC PLAY. Pra quem não conhece pessoalmente o que acontece nas três noites do Festival Folclórico de Parintins e não assistiu ao #Toadas, resta rever o que ficou gravado na plataforma Youtube ou no perfil do Facebook.
Homenagens aos compositores
Além da animação impagável do programa, este sábado foi momento de saudar os compositores. Não foi à toa que Adriano Aguiar e Enéas Dias que representaram o exército de grandes talentos do universo do boi-bumbá.
A saudação aos quatro convidados, na mesa formada na segunda parte do programa, foi do diretor do BNC, Neuton Corrêa. “Esse não é um programa de uma empresa, de uma marca. Esse é um programa do movimento, porque a ideia é do movimento cultural”, afirmou Neuton.
Patrick e Sesbastião são figuras que estão na frente das câmeras, por força do ofício de defender o ítem 2 (levantador de toadas) pelas suas associações folclóricas, durante o festival. Mas em poucas oportunidades é possível ver a desenvoltura no palco.
Neil Armstrong descreveu o detalhe inédito daquele encontro. Destacou versatilidade artística dos quatro convidados, como cantores, compositores, produtores e instrumentistas. “É uma arte completa, uma toada completa”, resumiu Neil.
Enéas Dias ressaltou bem a ligação das novas gerações de compositores com os antigos. Parintinense de nascimento, lembrou que a referência são as gerações passadas, mas com a chegada dos cursos de artes pelas universidades, a produção seguiu o curso da história.
“Eu não digo que é uma evolução, mas uma continuidade daquilo que eles fizeram. Claro que a gente aprimora musicalmente. Hoje, Parintins tem as universidades. Dentro dessa perspectiva, a gente consegue levar o ritmo da toada sem jamais deixar de beber da fonte, da raiz, da tradição”, afirmou Enéas Dias.
Sebastião Júnior completou que “…o compositor de verdade faz o que o cliente quer”, citando Adriano Aguiar, “que não perdeu a qualidade quando foi para o Garantido, em 2019”.
“O programa #Toadas é isto. É fazer tanto o registro de vocês, levantadores de toadas, como os compositores. Porque os torcedores não sabem como que se cria esta obra que se mexe com o sentimento tanto da torcida do caprichoso quanto da torcida do Garantido. E o #Toadas foi criado justamente pra isso, mostrar esse lado do compositor”, completou o radialista Petro Velho, um dos fundadores do programa.
O estreante na arena, como levantador de toadas do Caprichoso, Patrick Araújo, disse que é uma honra estar com compositores como os convidados presentes. Com simpatia e humildade, rendeu homenagem ao músico e maestro Neil Armstrong, integrante do corpo profissional da Orquestra Filarmônica do Amazonas, um dos amazonenses mais respeitados como músico na atualidade.
Repertório indiscutível
A lista de toadas combinadas pelos convidados com a banda do #Toadas foi um misto de vários momentos da arena. De toada de chamada, a evolução do boi, passando por rituais. Toadas especiais, o melhor de Enéas Dias e Adriano Aguiar, nas vozes de Patrick e Sabá. Em pouco mais de três horas de programa que agitou o público presente no restaurante Kananciuê.
Próximo programa
Neuton Corrêa, sem dar spoiler, já anunciou que o quinto e último programa da temporada 2022 em Manaus, que será no sábado, dia 21, vai ser uma celebração a quem não está mais entre nós. Arlindo Júnior, inesquecível levantador, apresentador, compositor do boi Caprichoso, será um dos nomes a ser lembrados. É só conferir acessando o BNC Play, pela plataforma YouTube e o perfil do Facebook.
Foto: BNC Amazonas