Toadas/BNC leva ao palco dez artistas de Garantido e Caprichoso
A transmissão pelas redes sociais do BNC inicia às 14h e encerra-se por volta das 17h. A entrada é grátis e livre, para todas as idades.

Wilson Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 26/05/2023 às 16:06 | Atualizado em: 26/05/2023 às 16:11
O #Toadas/BNC deste sábado, na pousada Paraíso Tarumã, à margem do igarapé do Taraumã, reunirá dez artistas dos bois-bumbás de Parintins. Serão cinco do Garantido e cinco do Caprichoso.
O evento, local, começa às 12h. A transmissão pelas redes sociais do BNC inicia às 14h e encerra-se por volta das 17h. A entrada é grátis e livre, para todas as idades.
O #Toadas, live da plataforma Brasil Norte Comunicação (BNC), foi criada para divulgar o Festival Folclórico de Parintins, marcado para os dias 30 deste mês e 1º e 2 de julho.
Do elenco do Caprichoso estarão no palco: Prince do Caprichoso (Amo do Boi), Renato Freitas, Klinger Júnior, Luanita Rangel e Fabiano Neves (levantadores de toadas), e pelo Garantido: Márcia Siqueira, Márcia Novo, Edilson Santana, Felipe Júnior e P.A Chaves.
Prince do Caprichoso defende o item Amo do Boi no bumbá azul e branco, desde 2015.
Na estrutura fundamental da narrativa do folguedo em Parintins, esse personagem representa o dono da fazenda e faz par com a Sinazinha da Fazenda, sua mulher, ambos brancos.
Na arena do bumbódromo, o Amo do Boi tem a função de tirar versos no intervalo das toadas, enaltecendo a sua galera e provocando a galera contrária. Um item importante porque contribui com os momentos apoteóticos do espetáculo.
Os versos do Amo do Boi são jocosos, com forte apelo de gozação e zombaria.
Quem disputa o item pelo Garantido é João Paulo Faria, que se apresentou no #Toada no sábado anterior.
Edilson Santana defendeu, no ano passado, o item levantador de toadas pelo Garantido, juntamente com Sebastião Júnior, Márcia Siqueira e David Assayag. Edilson é considerado por músicos dos bumbás como a voz mais afinada da toada amazonense.
Márcia Siqueira, por sua vez, não concorre como item na arena, mas, há vários anos, faz voz solo do bumbódromo, geralmente, para homenagear o público feminino. Foi batizada pela galera do Garantido como A rosa vermelha.
A cantora entrou para a história como a primeira mulher a tornar-se levantadora oficial no Festival Folclórico de Parintins.
O produtor artístico da live, maestro Neil Armstrong, adiantou que serão levantadas ao menos 40 toadas, vinte de cada bumbá.
“O público terá a oportunidade brincar de boi com canções antológicas e com novas toadas, aquelas que os bumbás selecionam com as melhores do ano”, anunciou o maestro.
O certo é que teremos um espetáculo para ficar história do esquenta dos bois-bumbás parintinenses e em Manaus”, resumiu o diretor-presidente da plataforma BNC, jornalista e empresário Neuton Corrêa.
Neuton adianta que o público presencial e virtual surpreende a cada edição, fato que sinaliza o alcance do objetivo das lives, que é o de tornar a toada uma referência de música amazonense.
Há pedidos dos internautas para que as lives se realizem também nos bairros da cidade, a exemplo da que aconteceu nessa quinta-feira, na Praça de Alimentação Dom Pedro, com sucesso de público.
Leia mais
#Toadas/BNC ganha apoio da Prefeitura de Manaus
Pousada Paraíso
A Pousada Paraíso está localizada na margem do Igarapé do Tarumã, uma área de natureza preservada.
A área de lazer, de onde é transmitida a live do #Toadas, tem palco com fundo para o Tarumã, igarapé de águas pretas e navegáveis. Por isso, sempre há plateias nos barcos e lanchas.
O espaço possui restaurante de culinária amazônica, serviço de bar nas mesas e nos balcões, e possui amplo estacionamento.
Foto: divulgação