Movimento Amigos do Garantido elege nova diretoria neste domingo

Entidade é a responsável pelos eventos do boi-bumbá em Manaus e vai ser comandada por duas mulheres em 2023/24

MAG elege nova diretoria para biênio 2023/24

Arnoldo Santos, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 07/10/2022 às 06:30 | Atualizado em: 11/10/2022 às 09:18

A Associação Cultural Movimento Amigos do Garantido (MAG), responsável pela realização dos eventos do boi-bumbá vermelho e branco, em Manaus, elege, neste domingo (9/10) sua diretoria para o biênio 2023/24 e também o Conselho de Ética da entidade.

A chapa “Meu Amor Garantido”, que tem como presidente a assistente social Cláudia Santos (foto) e como vice, a sócia Ana Cláudia Holanda, foi a única inscrita. O prazo para inscrições começou no dia 20 de setembro e terminou na tarde desta quinta-feira (6/10). Dessa forma, a comissão eleitoral convocará uma assembleia geral e procederá a aclamação da chapa. Em 26 anos de existência, será a terceira vez que o MAG vai ter uma mulher como presidente. A entidade tem cerca de 160 sócios, todos com direito a voto.

Para o conselho fiscal do MAG, também foi inscrita apenas a chapa “Mag Levado a Sério”, com os sócios Matheus Aguiar Huari, Armando Sena Monteiro e Lidia Evelane de Souza Amoedo como titulares e Marco Aurélio Correa e Cristiano de Souza Araújo, como suplentes.

O atual presidente, Juvenal Filho, lembra que a gestão que deixa a entidade foi marcada pela ocorrência da pandemia de covid-19, período em que o Festival Folclórico de Parintins foi suspenso por dois, assim como os eventos de boi-bumbá realizados pelo MAG, em Manaus. Ele explica que, durante a pandeia, em 2020 e 2021, a entidade funcionou apenas na parte administrativa recebendo e fazendo os repasses do dinheiro de patrocínios da esfera pública e das empresas privadas para o Garantido, uma vez que é a entidade jurídica responsável por essa parte junto ao boi-bumbá. Em 2022, o MAG cumpriu a missão de realizar os ensaios abertos ao público em Manaus, a tradicional feijoada, já no mês de junho.

“Nós estamos em fase de prestação de contas junto à Secretaria de Cultura do Estado. Na semana que vem, a gente entrega e ficaremos esperando os esclarecimentos que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) venha pedir”, informou “Nanal”, como é conhecido Juvenal Filho, que era diretor-financeiro do MAG e assumiu a presidência pela morte do então presidente, Rogério Osores, ocorrida em julho deste ano.

A assembleia geral do MAG está marcada para ser realizada de 8h às 12h, na quadra da G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida. A posse da nova diretoria está prevista para acontecer em janeiro de 2023.

Leia Mais

Fotos: divulgação