Garantido e Caprichoso homenageados no ‘Arraiá do Multibloco’, no Rio

Publicado em: 16/06/2018 às 11:42 | Atualizado em: 16/06/2018 às 21:41
Por Náferson Cruz
Fã do Festival de Parintins, a atriz Susane Vieira, certa vez comparou a energia da festa ao carnaval do Rio de Janeiro. Essa harmonização entre cariocas e amazonenses surgiu lá no início da década de 90, com o revolucionário carnavalesco Joaosinho Trinta, pioneiro do intercâmbio cultural.
Logo depois passaram pela ilha Tupinambarana, artistas dos variados segmentos culturais. Em tempos recentes, a trinca de sambistas, Ivo Meirelles, Neguinho da Beija-Flor e Alcione.
Embora estejam tão distantes geograficamente, cariocas e amazonenses parecem ímãs magnetizados pelas culturas. No dia 13 de julho, o grupo carnavalesco “Multibloco”, que também faz festa junina, formada por cerca de 150 batuqueiros realizaram o seu majestoso arraial na quadra da escola de samba Vizinha Faladeira, no bairro do Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro.
E, adivinhem quem recebeu as honrarias? Os bois Garantido e Caprichoso. Isso mesmo, os grandes hits dos bumbás farão parte do repertório do Multibloco, entre eles, “Vermelho”, “Tic Tic Tac”, “Camisa Encarnada”, “Paixão de Torcedor” e outros. Mais uma demonstração de que amazonenses e cariocas configuram um canto uníssono.
Sobre o Multibloco
O Multibloco nasceu em 2008. Conduzido pela maestrina Thais Bezerra e o guitarrista Lino Amorim, a bateria é formada por cerca de 150 batuqueiros. O repertório deles é eclético: no ano passado, fizeram uma homenagem ao Boi do Maranhão.
Desde 2009, o Multibloco desfila no sábado de Carnaval pelas ruas da Lapa, sob a direção de Thais Bezerra e Lino Amorim, o bloco de batuqueiros arrasta uma multidão com um repertório variado de multisons e multiritmos.
Fotos: Divulgação/Multibloco