Estreia do #Toadas/BNC Amazonas emociona com show de David Assayag

O espetáculo celebrou os 35 anos de carreira do ícone do boi-bumbá que já defendeu os bois Garantido e Caprichoso

Ferreira Gabriel, Florêncio Mesquista especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 06/05/2023 às 23:24 | Atualizado em: 06/05/2023 às 23:28

A sétima temporada do #Toadas/BNC Amazonas estreou, neste sábado (6), em grande estilo com o show do levantador de toadas David Assayag e um cenário idílico às margens do Igarapé do Tarumã, na Zona Oeste.

O espetáculo celebrou os 35 anos de carreira do ícone do boi-bumbá que já defendeu os bois Garantido (1994-2009) e Caprichoso (2010- 2020) e emocionou pessoas em todo o país que acompanharam a transmissão do programa presencialmente e pelas redes sociais do BNC Amazonas, no Facebook, Instagram e pelo canal BNC PLAY no YouTube.

O programa foi uma homenagem a David e sua trajetória, mas quem ganhou o presente foi o público. Ao longo de quatro horas, ele entregou o que se espera de um artista singular e cantou a sua história com um repertório de toadas selecionadas em conjunto com o BNC Amazonas. Entre elas, Garantido em festa, Sensibilidade, Sou Garantido, Flor de Tucumã, Alto Amazônia, Unankie, Kananciuê, Boi do Carmo, Amazônia Catedral Verde, Coacy Beija-Flor, Vermelho, entre outras, que na voz de Davi mostram porque ele tem o título de rei do boi-bumbá.

O ensaio do show de David Assayag foi transmitido na sexta-feira (5), em live pelo BNC e havia criado grande expectativa. Porém, o show que o rei apresentou na estreia do #Toadas superou a espera do público e levou os fãs do boi-bumbá a emoções únicas.

Ao cantar a toada Meu Amor é Caprichoso, por exemplo, David não segurou a emoção e mesmo com a voz embargada, por alguns instantes, entoou os versos da canção e foi aplaudido pelo público. Na internet, as pessoas também reagiram.

“Difícil segurar a emoção”, disse a internauta Annas Maciel. “É muita história envolvida”, completou Pedro Kaxinawá. “David se emocionando é a coisa mais linda que a gente pode viver durante esse programa”, comentou Rafaela da Mata.

Com a reação do público, David respondeu: “Lembro que estava cantando aquela música quando recebi a notícia que minha mãe tinha morrido, a música do Chico da Silva. Veio a lembrança rapidinho, assim, porque realmente é emocionante. É uma perda irreparável”.

Para o diretor do BNC e apresentador do programa, jornalista Neuton Corrêa, o talento de David é uma contribuição à preservação da toada e a cultura do Amazonas. “Pela emoção do David, parece que é a primeira vez que está cantando porque ele realmente se envolve com o movimento de estar emocionado e participando do #Toadas. Isso é sensacional”, disse Neuton.

Parceria

David recebeu como convidadas as cantoras Julieta Câmara (Garantido) e Mara Lima (Caprichoso), além do levantador de toada do Caprichoso, Patrick Araújo. Eles se apresentaram na estrutura exclusiva montada pelo BNC, na Pousada Paraíso Tarumã. É nesse espaço que acontecerão os episódios do #Toadas/BNC Amazonas até o dia 3 de junho, sempre aos sábados, a partir das 13h, com grandes atrações. A exceção será o encerramento da temporada 2023 do #Toadas/BNC Amazonas que será realizado na recém-inaugurada Casa de Praia Zezinho Corrêa, no completo turístico Ponta Negra, no dia 10 de junho.

Banda seleta

David foi acompanhado por sua banda formada pelos músicos La Bamba (arranjador), Pelado Júnior e China (produtores), Márcio Dornelles (caixinha), Tony Deives e Gaúcho (surdos).

Em um momento especial, os músicos deram uma pausa nos instrumentos e assumiram o microfone para falar das experiências com David ao longo dos anos e homenageá-lo como um grande artista. Eles falaram da honra e privilégio de tocar com o rei do boi-bumbá. “O David é um agregador. Ele não forma uma banda, forma uma família. O David é diversão, alegria e humildade. Um pai para todos e merece tudo de bom”.

Reconhecimento

O BNC também fez uma homenagem ao rei David reunindo depoimentos, em vídeo, de amigos e figuras que marcaram sua carreira desde 1988. O momento “arquivo confidencial” mexeu com as emoções de David que sorriu e chorou e agradeceu as mensagens. Outro momento que mexeu com David foi quando a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi levada ao palco enquanto ele contava a toada Boi do Carmo, santa da qual é devoto.

Leia mais

Filho do cantor David Assayag morre em São Paulo

David Assayag assina contrato com novo boi

Homenagem ao filho

David fez o show oito dias após a morte do seu filho, Téo Salomão Assayag, de quatro anos, em um hospital em São Paulo. Para homenagear Téo, David cantou a música Nossa Senhora, de Roberto Carlos, abraçado à imagem da santa que havia recebido das mãos do artista Juarez Lima que presenteou David com um quadro pintado à mão com a imagem de Téo com asas representando um anjo.

Produção do #Toadas/BNC

O #Toadas/BNC é apresentado pelo diretor do site, jornalista Neuton Corrêa, pelo maestro Neil Armstrong, que também assina a produção musical das lives, além de Juliano “Petro Velho” Santana. Eles, com Klinger Araújo (falecido), são fundadores do programa. Este ano a cenografia é assinada pelo artista Rossy Amoeado.
O #Toadas/BNC é um esquenta para o Festival Folclórico de Parintins, que acontece no último final de semana de junho.

Próxima live

No próximo sábado, dia 13, o programa #Toadas, recebe as bandas Toada de Roda e Canto da Mata. O Toada de Roda se dedica à preservação da toada-raiz, às canções do repertório dos primeiros toadeiros. O Canto da Mata, por sua vez, tem o feito histórico de tornar a marcação da toada mais rápida, com a introdução no ritmo do apoio de instrumentos eletrônicos (guitarra e teclado).

Fotos: Euzivaldo Queiroz