Alegria, emoção e muita chuva marcam o ‘Ensaio dos Bumbás’

Publicado em: 15/04/2018 às 00:21 | Atualizado em: 15/04/2018 às 18:02

O ritmo das toadas ditado pela Batucada e Marujada, não deixou ninguém ficar parado no quarto ‘Ensaio dos Bumbás’, na noite de sábado (14/04), no Copacabana Choperia, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
O evento que reuniu um grande público, numa festa de alegria e união das duas nações, encerrou com uma forte chuva.

Dois palcos, um para a apresentação do Caprichoso e outro para a do Garantido, permitiu uma interação com o público. O grupo “A Toada” abriu a programação do “Ensaio dos Bumbás” com um repertório de clássicos do Boi Garantido.

A surpresa da apresentação foi a participação do Pai Francisco do Garantido, João Paulo Faria, que foi apresentado como Amo do grupo. João puxou quatro versos fazendo alegria da galera encarnada. “Estamos muito felizes com o convite. Esperamos que a galera tenha gostado da apresentação”, disse Rafael Lacerda, que divide os vocais da banda com Marcelo Dourado.

Em seguida, a banda “Canto da Mata” mostrou porque é referência quando se fala de Boi Caprichoso. Com repertório recheados de sucessos do azul. O ponto alto foi a participação do parintinense Paulo Vitor . O “curumim” cantou “Somos Marujada de guerra” e foi ovacionado pela galera, que reconheceu uma nova estrela no azul.

 

Grupo Canto da Mata foi umas das atrações do evento

Grupo Canto da Mata foi umas das atrações do evento

 

O terceiro a se apresentar foi o item de número 1 do Boi Garantido, Israel Paulain. Em conjunto com a Batucada levou os torcedores ao delírio ao fazer a tradicional contagem e executar toadas sucessos consagrados do repertório vermelho e também obras do CD 2018 “Auto da Resistência Cultural”.

Durante a apresentação, Israel desceu do palco e interagiu com os torcedores. O momento de emoção foi quando seu irmão Júnior Paulain (ex- apresentador do Caprichoso) foi homenageado por Israel.

Fechando a noite, Arlindo Júnior, o “Pop da Selva”, realizou um show carregado de energia e emoção, em que todos cantaram e dançaram até o final do evento, debaixo de muita chuva. Durante o show, Arlindo prestou homenagem a Valentina Cid, sinhazinha do Caprichoso, cantando a toada Rostinho de Anjo. Passava da meia noite, quando Arlindo, antes de se despedir, cantou toadas antológicas, emocionando o público.

Também participaram do “Ensaio dos Bumbás”, as torcidas oficiais dos dois bois: Comando Garantido e Força Azul e Branca (FAB), além dos grupos de dança “Garantido Show”, “Somos um Show” e “Ágata” e CDC.

O “Ensaio dos Bumbás” é uma realização do Movimento Marujada e Movimento Amigos do Garantido (MAG), em parceria com a Associação Amazonense dos Cantores de Toadas (AACT), com patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

A festa terá mais cinco edições, onde Caprichoso e Garantido vão aquecer o público para o Festival Folclórico Parintins 2018. Na próxima semana (21) será a vez do Boi Garantido fazer a festa sozinho. O tema será “Uma noite em Parintins”.

Fotos: Fabio Sevalho/ Eduardo Cavalcante