Filho de Zambelli lança abaixo-assinado pedindo soltura da mãe

João Zambelli pede à Itália que reconsidere prisão da mãe, alegando motivação política e cidadania italiana.

Publicado em: 02/08/2025 às 09:01 | Atualizado em: 02/08/2025 às 09:01

João Zambelli, filho da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), lançou um abaixo-assinado solicitando que o governo da Itália reavalie a prisão da mãe, detida em Roma na última terça-feira (29/7). A iniciativa, apoiada pelo movimento conservador YesBrazilUSA, foi encaminhada ao Ministério da Justiça italiano.

O documento alega que a prisão da parlamentar teria motivação política e pede às autoridades italianas que considerem sua cidadania italiana e a imunidade parlamentar garantida pela Constituição brasileira. Zambelli é alvo de investigações no Brasil e teve sua prisão decretada por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O manifesto também menciona que Moraes foi recentemente sancionado pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, medida que tem sido usada por apoiadores da deputada para sustentar a tese de perseguição política.

“O abaixo-assinado pede que a cidadania italiana e o contexto político das acusações sejam levados em conta na análise da prisão”, diz o texto. Até o momento da publicação, o documento havia reunido 109 assinaturas.

Leia mais

STF retoma julgamento que vai dar segunda condenação a Zambelli

O caso gerou mobilização entre grupos bolsonaristas no exterior, que buscam pressionar o governo italiano a não aceitar, sem questionamentos, a decisão do Judiciário brasileiro. A defesa de Carla Zambelli ainda não se pronunciou oficialmente sobre o abaixo-assinado.

Leia mais no Metrópoles

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados