Vendas no comércio do Amazonas caem quase 6% em março

Queda no varejo vai na contramão da performance da indústria da ZFM, que registrou crescimento de 5,6%.

Vendas no comércio do Amazonas caem quase 6% em março

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/05/2025 às 09:00 | Atualizado em: 15/05/2025 às 09:00

Em março deste ano, o comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 0,8% em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal.

No entanto, o Amazonas destacou-se negativamente, registrando uma queda de 5,9% nas vendas, a mais acentuada entre todas as unidades da federação nesse período.

Essa retração no varejo amazonense contrasta com o desempenho da indústria local, que impulsionou o crescimento industrial nacional em março. A alta no período, no setor foi de 5,6%.

Segundo dados do IBGE, a produção industrial brasileira cresceu 1,2% frente a fevereiro, com o Amazonas contribuindo significativamente para esse avanço.

A divergência entre os setores varejista e industrial no Amazonas pode ser atribuída a fatores como a dependência do varejo local de produtos importados e a sensibilidade a variações cambiais, além de possíveis mudanças no comportamento do consumidor.

Já a indústria, especialmente a Zona Franca de Manaus (ZFM), beneficia-se de incentivos fiscais e de uma estrutura voltada para exportação e produção em larga escala.

Leia mais

Amazonas puxa crescimento industrial do país em março

Leia mais no portal do IBGE.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil