Uso do celular em sala de aula é proibido em várias partes do mundo

"Os sistemas educacionais precisam estar melhor preparados para ensinar sobre e por meio das tecnologia", diz o relatório da Unesco

Uso do celular em sala de aula é proibido em várias partes do mundo

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2023 às 17:37 | Atualizado em: 31/07/2023 às 17:37

O uso dos celulares por crianças e adolescentes é proibido em vários países, conforme divulgou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O relatório divulgado, dia 26, faz, portanto, um alerta sobre o uso excessivo de tecnologia por esse público. Como informa o Correio Braziliense.

Dados de avaliações internacionais em larga escala sugerem uma correlação negativa entre o uso excessivo das Tecnologias de informação e comunicação e o desempenho acadêmico. Descobriu-se que a simples proximidade de um aparelho celular era capaz de distrair os estudantes e provocar um impacto negativo na aprendizagem em 14 países, destaca a Unesco.

Dessa forma, a organização aponta que os riscos do excesso de tecnologia incluem a distração e falta de interação humana, além invasão de privacidade e da disseminação do ódio.

Além disso, a Unesco também orienta que cautela no uso e melhor estruturação das escolas para aplicarem os meios tecnológicos que potencializam o ensino — estimulando a aprendizagem e a criatividade.

Os sistemas educacionais precisam estar melhor preparados para ensinar sobre e por meio das tecnologias digitais, ferramentas que devem servir aos melhores interesses de todos os estudantes, professores e gestores. Evidências imparciais demonstram que a tecnologia está sendo usada em alguns lugares para melhorar a educação e bons exemplos desse tipo de uso têm de ser compartilhados de forma mais ampla para que a melhor forma de oferta possa ser garantida para cada contexto”, pontua o Relatório de monitoramento global da educação, resumo, 2023: a tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?.

Dessa maneira, ao recomendar que as escolas estabeleçam diretrizes sobre o uso de celulares, a Unesco sustenta que ainda é um desafio traçar quais são as melhores maneira de utilizar a tecnologia nas salas de aula como uma aliada para enfrentar os desafios educacionais, pois os resultados obtidos em um contexto nem sempre são replicáveis em outros.

“A tecnologia está se desenvolvendo tão rápido que não há tempo de fazer avaliações para fundamentar decisões sobre legislação, políticas e regulamentação. A pesquisa em tecnologia educacional é tão complexa quanto a própria tecnologia”, diz a organização.

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Foto: divulgação/MCTIC

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