Uruguai elege presidente da esquerda apoiado por Mujica

Candidato do direitista Lacalle foi derrotado.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 24/11/2024 às 21:35 | Atualizado em: 24/11/2024 às 21:41

Neste domingo (24/11), Yamandú Orsi, candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla, foi projetado como o vencedor da eleição presidencial do Uruguai. No segundo turno, ele disputou com Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que contou com o apoio do presidente Luis Alberto Lacalle Poum.

O apoio crucial de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, foi fundamental para a campanha de Orsi. Mesmo com a saúde debilitada, Mujica subiu ao palco no primeiro turno para defender seu candidato. Ao todo, 2.727.120 uruguaios estavam aptos a votar.

Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e, após deixar o cargo, atuou como senador até 2020. Além disso, ele é líder do Movimento de Participação Popular, dentro da Frente Ampla.

Natural de Canelones, Yamandú Orsi, de 57 anos, cresceu em uma família humilde e estudou em escolas públicas. Posteriormente, em 1991, se formou como professor de história e lecionou até 2005, quando então iniciou sua carreira política.

Durante sua trajetória, foi secretário-geral e prefeito de Canelones por dois mandatos. Em julho de 2024, renunciou ao cargo de prefeito para disputar a liderança da Frente Ampla, conquistando a vitória nas internas com mais de 60% dos votos, derrotando Carolina Cosse, ex-prefeita de Montevidéu.

Brasil e Uruguai garantem doações que podem salvar mais de mil vidas

Veja mais em Metrópoles.

Foto: divulgação