TSE deve cassar dois bolsonaristas na volta dos julgamentos

São governador e senador na mira da Justiça eleitoral

Mariane Veiga

Publicado em: 05/11/2024 às 20:52 | Atualizado em: 06/11/2024 às 10:14

Passadas as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve pautar julgamentos até o final do ano, incluindo processos que envolvem governador e senador bolsonarista com pendências na Justiça Eleitoral.

Interlocutores do TSE avaliam que ação que pode levar à perda do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), ou da ação que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL-SC).

Dessa maneira, o TSE deve se debruçar até dezembro sobre os processos de registros de candidatura que estão pendentes de julgamento.

O TSE terá que analisar até o fim do ano 46 casos de prefeitos que foram eleitos com pendências judiciais para evitar indefinição nas cidades até a posse, em janeiro de 2025.

O julgamento sobre Denarium chegou a ser iniciado pelo TSE e sua continuidade entrou na pauta da semana passada, mas foi retirada no mesmo dia.

O governador já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RO) e uma decisão desfavorável da Corte em Brasília pode selar o seu destino e levar a novas eleições no estado.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Denarium com sorte!? TSE adia de novo julgamento do governador de RR

Foto: Divulgação/TSE