Trumpo assume segurança de Washington
Ele enviará cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e controlará a polícia da cidade

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 11/08/2025 às 14:40 | Atualizado em: 11/08/2025 às 14:43
Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (11) que assumirá a segurança de Washington D.C, e combaterá a violência na capital e vai retirarar os sem-teto e os criminosos da cidade.
Segundo ele, há uma “trágica emergência de segurança” na capital dos EUA, “com o crime fora de controle”. Como informa o g1.
Para isso disse que enviará cerca de 800 tropas da Guarda Nacional e controlará a polícia da cidade. Inicialmente a intervenção federal na capital deverá durar 30 dias.
“Washington D.C deveria ser um dos lugares mais seguros e bonitos do mundo, mas há alguns anos não é mais. A esquerda radical saiu do controle, porque os democratas não querem segurança”, afirmou Trump em coletiva na Casa Branca.
Conforme o g1, o crime em geral está em queda na capital e atingiu em 2024 o menor nível dos últimos 30 anos, segundo dados de segurança pública dos EUA.
Já o crime violento, que Trump citou diversas vezes, caiu 26% entre 2023 e 2024, segundo o Departamento de Polícia local.
Assim, a prefeita de Colúmbia, Muriel Bowser, uma democrata, nega a emergência citada por Trump, reiterando que a criminalidade no distrito caiu desde 2023. Bowser é a principal autoridade executiva da cidade e exerce funções equivalentes às de governadora.
Portanto, a medida de Trump ocorre após Trump expressar, desde que retornou à Casa Branca em janeiro, o desejo de colocar Washington D.C. sob controle federal.
Com isso, a intervenção federal é interpretada pelos jornais dos EUA como “uma medida extraordinária de uso do poder federal” que pode expor os moradores da capital.
Leia mais no g1.
Leia mais
Ao vivo na TV, repórter leva tiro da polícia de Trump
Foto: Isac Nóbrega/PR