Trump ganha aval da Justiça para expulsar 350 mil venezuelanos
Donald Trump prometeu realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/05/2025 às 15:37 | Atualizado em: 19/05/2025 às 15:37
O governo de Donald Trump ganhou aval da Justiça americana para expulsar 350 mil venezuelanos, que vivem no país com status de proteção temporária.
Trata-se de uma condição concedida sob o governo de seu antecessor, Joe Biden. Como informa o g1.
Dessa forma, a abordagem mais dura de Trump sobre imigração tem como foco a ampliação das deportações.
Sobretudo, a Corte atendeu ao pedido do Departamento de Justiça para derrubar uma decisão do juiz Edward Chen, do distrito de San Francisco.
É que ela havia suspendido a medida da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, de encerrar a proteção concedida aos venezuelanos por meio do programa de Status de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês).
Assim, a decisão de Chen contemplava uma ação judicial movida por beneficiários do TPS e pelo grupo de defesa Aliança Nacional TPS, que argumentaram que a Venezuela continua sendo um país inseguro.
De acordo com Chen, Noem havia revogado o programa de proteções para esses venezuelanos com base em “estereótipos negativos”.
Nesse sentido, a programa TPS é uma designação humanitária prevista na lei dos EUA para países afetados por guerra, desastres naturais ou outras catástrofes.
Com isso, ele garante proteção contra deportação e permite o acesso a trabalho para os beneficiários que já estejam vivendo nos EUA. A designação pode ser renovada pelo secretário de Segurança Interna.
Portanto, Trump, que reassumiu a Casa Branca em 20 de janeiro, prometeu realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.
Leia mais no g1.
Leia mais
Trump não pode mais deportar até segunda ordem da Suprema Corte
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República