Trump e Zelensky conversam, Lula diz que essa guerra ‘já deu’
Segundo Zelensky, a conversa pode ser histórica, caso leve a avanços em um possível acordo de paz com a Rússia

Mariane Veiga
Publicado em: 26/04/2025 às 16:03 | Atualizado em: 26/04/2025 às 16:12
Os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelensky, Estados Unidos e Ucrânia, respectivamente, se encontraram neste sábado (26) por cerca de 15 minutos na Basílica de São Pedro, no Vaticano, antes do funeral do papa Francisco.
Segundo Zelensky, a conversa pode ser histórica, caso leve a avanços em um possível acordo de paz com a Rússia. Um novo encontro entre os dois está previsto para a próxima semana.
Zelensky afirmou que busca um “cessar-fogo total e incondicional” na guerra, enquanto Trump criticou a condução do conflito por Joe Biden e disse estar tentando “limpar a bagunça deixada por Obama e Biden”.
Ele também condenou os recentes ataques russos a civis e sugeriu novas sanções para pressionar Moscou.
Também neste sábado, o Kremlin afirmou que o presidente Vladimir Putin está disposto a negociar com a Ucrânia “sem pré-condições”. A declaração foi feita após reunião com o enviado americano Steve Witkoff.
Leia mais
Cinegrafista de Manaus se alista para ir à guerra Rússia X Ucrânia
Solução
Na ocasião, durante entrevista, após participar do funeral do papa Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o diálogo como única solução para os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Segundo o petista, a guerra entre Rússia e Ucrânia “está ficando sem explicação”.
Lula disse esperar que o encontro entre Trump e Zelensky resulte em negociações concretas.
Leia mais no G1.
Foto: reprodução/@ZelenskyyUa (X)