EUA em emergência para plano de deportação em massa de Trump

Presidente eleito planeja mobilizar o exército para executar deportações em massa, usando emergência nacional para superar entraves logísticos e financeiros.

Diamantino Junior

Publicado em: 19/11/2024 às 09:37 | Atualizado em: 19/11/2024 às 09:38

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta segunda-feira (18/11) que pretende declarar emergência nacional e mobilizar o exército para executar uma operação de deportação em massa de imigrantes ilegais. A medida, que foi uma das principais promessas de sua campanha, busca driblar entraves administrativos e garantir recursos para implementar o plano.

A declaração foi feita na rede social Truth Social, onde Trump respondeu a uma publicação de Tom Fitton, líder do grupo conservador Judicial Watch, que sugeria o uso de recursos militares para facilitar as deportações. Trump reafirmou o posicionamento ao republicar a postagem e escrever “VERDADEIRO!!!”.

Nos Estados Unidos, a declaração de emergências nacionais concede amplos poderes ao governo para redirecionar recursos e priorizar determinadas ações. Durante seu primeiro mandato, Trump utilizou esse mecanismo para financiar a construção de um muro na fronteira com o México.

O conselheiro de imigração de Trump, Stephen Miller, já havia antecipado durante a campanha que os recursos militares seriam usados para construir grandes centros de detenção, operados pelo Departamento de Segurança Interna, onde imigrantes indocumentados aguardariam deportação.

Entretanto, a realização do plano enfrenta desafios logísticos, como a falta de espaço nas instalações da agência de Imigração e Alfândega (ICE), responsável por gerir a detenção de imigrantes ilegais.

Leia mais

Varredura de imigrantes de Trump pode pegar mais de 200 mil brasileiros

A proposta de Trump promete reacender debates sobre direitos humanos e imigração nos Estados Unidos, com críticas esperadas de setores da sociedade e da comunidade internacional.

Leia mais no Poder 360

Foto: RS/Fotos Públicas