Ato para bajular Trump nasce flopado sem Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

Em oposição, entidades promoveram atos em diversas cidades contra tarifa de Trump e defendendo a soberania do Brasil.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 02/08/2025 às 11:17 | Atualizado em: 02/08/2025 às 11:20

Os bolsonaristas convocam manifestações para este domingo (3 de agosto) para exaltar a família Bolsonaro pelas medidas de Donald Trump contra o Brasil, especialmente à imposição de tarifas adicionais que chegam a 50% sobre diversos produtos brasileiros pelos EUA.

No entanto, analistas políticos avaliam que os atos antidemocráticos já nascem com a desconfiança de mais um fracasso total da direita.

Por exemplo, a figura mais proeminente da direita bolsonarista, Michelle Bolsonaro, já disse que não vai à avenida Paulista, em São Paulo.

Deixando o marido em casa, já que não pode sair aos finais de semana e nem se ausentar de Brasília, Michelle preferiu ir para o outro extremo do país.

Enquanto parcos bolsonaristas devem se arriscar a participar do ato com cara de fracasso, a mulher de Bolsonaro estará em viagem ao Pará.

Com isso, ela surpreendeu e até causou indignação entre bolsonaristas e integrantes do PL, que esperavam que ela fosse a voz de Bolsonaro no evento.

Leia mais

E. Bolsonaro troca até de mulher na empolgação com Trump

Governador pula fora

Além disso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dado como virtual candidato no lugar de Bolsonaro, confirmou que fará uma cirurgia justamente no dia da manifestação no seu estado.

Essas ausências evidenciam, a menos de um ano e meio da eleição, que o bolsonarismo perdeu o rumo na mobilização de seus seguidores.

Pior que isso, assiste a esquerda de Lula da Silva resgatar o orgulho brasileiro e a popularidade, mesmo com a conspiração bolsonarista com o estrangeiro contra o país.

Some-se a isso a posição firme de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a perseguição de Trump em nada afetará o curso dos processos contra Bolsonaro e sua organização criminosa.

Todos esses êxitos da semana foram festejados antes pelos brasileiros em mobilização nas ruas de todo o país nesse 1° de agosto, puxada por movimentos sociais e estudantis contrários às medidas contra o Brasil.

Leia mais

https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/movimentos-fazem-atos-contra-tarifaco-de-trump-nesta-sexta-feira-11

https://www.bancariosrio.org.br/index.php/component/k2/item/14426-ato-em-frente-ao-consulado-dos-eua-no-rio-de-janeiro-exige-trump-tire-as-garras-do-brasil

Foto: Daniel Torok/White House/via fotos públicas

Tags