Tornozeleira de Bolsonaro vira manchete na imprensa internacional

Veículos dos EUA, Europa e América Latina repercutem operação autorizada pelo STF contra o ex-presidente

Publicado em: 18/07/2025 às 13:38 | Atualizado em: 18/07/2025 às 13:38

A imposição de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repercutiu em veículos de imprensa de todo o mundo nesta sexta-feira (18). A decisão da medida foi tomada no âmbito da investigação que apura crimes como coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

Nos Estados Unidos, o New York Times noticiou a decisão, citando a defesa de Bolsonaro e destacando a proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA.

Foto: reprodução/New York Times

Já o Washington Post ressaltou que a tornozeleira foi imposta enquanto a Polícia Federal realizava buscas na residência do ex-presidente e na sede do PL.

O britânico The Guardian apontou que um “veredito de culpado é amplamente esperado” no processo contra Bolsonaro, que é acusado de conspirar para se manter no poder após a derrota eleitoral em 2022.

Na Espanha, o El País destacou o risco de fuga como justificativa para o uso da tornozeleira. O argentino La Nación focou nas medidas restritivas e relatou a apreensão de R$ 22 mil, um celular e um pen drive durante as buscas.

A Fox News também noticiou a operação, informando que Bolsonaro não pode mais usar redes sociais nem manter contato com outros investigados.

O Wall Street Journal foi além e disse que Bolsonaro pode ser preso ainda este ano.

Leia mais na CNN.

Leia mais

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado