Tesla de Musk perde US$ 100 bi de valor de mercado em um dia
Bolsa de valores reagiu a falas atravessadas do bilionário.

Ferreira Gabriel
Publicado em: 26/07/2024 às 08:56 | Atualizado em: 26/07/2024 às 09:03
As ações da Tesla caíram 12% na quarta-feira, e a empresa acabou perdendo quase 100 bilhões de dólares em valor de mercado da montadora.
Tudo isso ocorreu depois que a conversa do presidente-executivo, Elon Musk, sobre robôs humanoides e táxis sem motorista não conseguiu convencer investidores preocupados com a queda na margem de lucro da empresa.
A Tesla registrou a menor margem de lucro trimestral em cinco anos na terça-feira, e o lucro por ação não atingiu as estimativas do mercado pelo quarto trimestre consecutivo.
O recuo da ação da empresa foi o maior para um único dia desde 2020, e deixou o valor de mercado da montadora em pouco menos de 700 bilhões de dólares, abaixo dos mais de 1 trilhão em 2021.
Ainda a fabricante de automóveis mais valiosa do mundo, a avaliação da Tesla se baseia nas expectativas dos investidores de grandes lucros futuros impulsionados por produtos ainda não lançados, como os prometidos táxis autônomos e robôs humanoides citados com frequência por Musk.
“Todo o entusiasmo de Musk na teleconferência, além do armazenamento (de energia), foi em relação a produtos que não existem”, disse Jeff Osborne, da TD Cowen.
Os fracos resultados da Tesla, juntamente com a divulgação do balanço trimestral da Alphabet, no qual a empresa destacou investimentos mais altos, representaram um início ruim para a temporada de resultados de segundo trimestre das empresas mais valiosas de Wall Street.
Leia mais na Infomoney
Leia mais
A fã de Hitler e ídolo de Bolsonaro, Musk faz ataque transfóbico à filha
Foto: Reuters/divulgação/Rep.Ag Br