SUS tem mais de 1 milhão na fila com doenças represadas pela covid
Estão na lista cirurgias do aparelho digestivo, da parede abdominal e sistema urinário, cardiovascular, por exemplo

Publicado em: 30/11/2022 Ã s 19:45 | Atualizado em: 30/11/2022 Ã s 19:45
O SUS (Sistema Único de Saúde) tem ao menos 1,1 milhão de procedimentos hospitalares represados por causa da covid-19 (coronavÃrus), segundo estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Â
O levantamento leva em conta atendimentos clÃnicos, cirurgias e exames em hospitais, conforme publicação da Folhapress, republicada no portal NotÃcias ao Minuto.
Cirurgias do aparelho digestivo, da parede abdominal e de seus órgãos anexos, do sistema urinário, cardiovascular, vias aéreas, face, cabeça e pescoço lideram a lista.Â
O estudo foi realizado, considerando a média de atendimentos, cirurgias e exames realizados entre 2014 e 2019 e os observados entre 2020 a maio de 2022, perÃodo em que há dados disponÃveis e consolidados no SUS.
A fila do SUS tem sido um dos temas trabalhados pelo grupo de trabalho da saúde no governo de transição, que deve sugerir propostas no relatório final para tentar zerá-la.
Leia mais
Diego Xavier, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação CientÃfica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e um dos responsáveis pelo levantamento, ressalta que as informações podem ser bem maiores que as divulgadas porque o estudo considerou dados hospitalares -não foram incluÃdos serviços ambulatoriais, por exemplo.Â
Xavier diz que os tratamentos “represados” somados à continuidade do tratamento de sÃndromes pós-Covid trazem desafios adicionais ao SUS.
“A consequência dessa fila é ter doenças não tratadas em tempo hábil, podendo levar a complicações do quadro de saúde”, destacou.
Leia mais no NotÃcias ao MinutoÂ
Foto: Agência Brasil