Chefe da Suframa se segura no cargo e encaixa adjunto na ABDI

ABDI

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 04/09/2019 às 08:38 | Atualizado em: 04/09/2019 às 09:21

O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, chefe da pasta a que está subordinada a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), venceu a queda de braço com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também do Ministério da Economia.

Nesta quarta, dia 4, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), exonerou Luiz Augusto Ferreira do cargo e de imediato nomeou Igor Nogueira Calvet, para mandato de quatro anos. Ele era o secretário-adjunto especial de Costa na Sepec.

A nomeação de Calvet para a agência agradou a políticos e servidores da Suframa que se manifestaram ao BNC Amazonas. Ele teria mais afinidade com os temas de interesse de defesa do polo industrial da ZFM.

Calvet, que já foi secretário de desenvolvimento e competitividade industrial do extinto Ministério da Indústria e Comércio Exterior, é servidor de carreira e especialista em políticas públicas e gestão governamental, além de mestre em ciência política.

 

Leia mais

Vídeo: coronel da Suframa doutrina servidor a ignorar lei

 

Polêmica na casa de Guedes

Ele chega para o cargo na agência depois que Ferreira acusou o chefe da Sepec de fazer pedidos “nada republicanos”.

Ontem, Bolsonaro mandou o ministro da Economia, Paulo Guedes, investigar a denúncia e trazer a cabeça de um deles, ou até mesmo dos dois. A opção foi por encaixar um nome que já é afinado com a política do ministério.

A ADBI foi criada para melhorar a competitividade da indústria nacional.

Leia mais no G1.

 

Foto: Divulgação/Ministério da Economia