STJ condena Hang por apoio a golpe sugerido pelo general Mourão

Entenda o caso

Mariane Veiga

Publicado em: 01/03/2024 às 19:45 | Atualizado em: 01/03/2024 às 20:02

A Justiça de São Paulo, assegurada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), condenou o empresário Luciano Hang a pagar 18,5 mil reais em honorários advocatícios à rádio CBN.

O caso ocorreu há quase seis anos, em maio de 2018. À época, o veículo publicou um texto em que citava Hang como “defensor da privatização da Petrobras e da intervenção militar”. 

O empresário, então, processou a CBN, negando que defendesse um golpe militar no País. No processo, ele alegava que a publicação tinha como objetivo causar “desprezo público”.

Leia mais

Hang abusou do dinheiro na eleição e TSE cassa prefeito e vice de Brusque

O Tribunal de Justiça de São Paulo, porém, averiguou que ficou demonstrado que Hang concordou com uma declaração do general Hamilton Mourão, que era cotado para vice na chapa do então deputado Jair Bolsonaro (PL).

Em uma palestra, Mourão dizia abertamente que acreditava que as Forças Armadas deveriam “impor uma solução”, caso as instituições não solucionassem os problemas políticos do país e não retirassem “elementos envolvidos em todos os ilícitos”. Hang, então, compartilhou o vídeo da fala, dizendo que apoiava Mourão.

Leia mais em Carta Capital.

Foto: Agência Senado