STF mantém investigação da Operação Overclean sob sigilo total
O ministro Kassio Nunes Marques também impôs sigilo total ao inquérito, que apura desvios de verbas federais.

Diamantino Junior
Publicado em: 13/02/2025 às 15:15 | Atualizado em: 13/02/2025 às 15:15
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a continuidade das investigações da Operação Overclean, que apura desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12/2) e inclui a decretação de sigilo total sobre o inquérito, permitindo acesso apenas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao gabinete do magistrado.
A operação teve início na Bahia e foi remetida ao STF devido à suposta participação do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).
Com a imposição de sigilo, nenhuma informação do processo será acessível ao público ou às partes envolvidas, restringindo a divulgação de dados para preservar a investigação.
Leia mais
Alta cúpula do União Brasil é apontada pela PF na operação do ‘rei do lixo’
A Operação Overclean investiga o direcionamento irregular de verbas federais destinadas à saúde e infraestrutura, suspeitando de contratos superfaturados e empresas de fachada.
Com a determinação do STF, a Polícia Federal deve intensificar as diligências para aprofundar as investigações e coletar novas provas.
Leia mais no Metrópoles
Foto: Gustavo Moreno/STF