Senadores e OAB propõem PEC de criação de zona franca no Rio Grande do Sul
Parlamentares apresentam PEC para criar Zona Franca visando recuperação econômica após inundações de 2024.

Diamantino Junior
Publicado em: 13/06/2024 às 11:46 | Atualizado em: 13/06/2024 às 11:46
Após intensa mobilização da OAB/RS e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS) em Brasília, lideradas pelos presidentes Leonardo Lamachia e Pedro Alfonsin, os três senadores gaúchos apresentaram na sexta-feira (7/6) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criar a Zona Franca do Rio Grande do Sul (ZF-RS). A proposta visa mitigar os efeitos das inundações que atingiram o estado em abril e maio de 2024, incentivando a geração de emprego e renda.
A PEC propõe que a ZF-RS tenha “característica de área livre de comércio, de exportação e importação, e de incentivos fiscais, pelo prazo de 30 anos”.
Leia mais
Reforma tributária: ‘rasteira’ de partidos deixa bancada do Amazonas de fora
A área coberta pela proposta inclui um raio de 20 quilômetros entre o Vale do Taquari e o município de Eldorado do Sul, algumas das regiões mais afetadas pelas inundações e próximas ao porto de Rio Grande. Empreendimentos industriais de setores estratégicos instalados nessa área poderão usufruir dos benefícios fiscais da ZF-RS.
Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS, destacou a importância da iniciativa para a recuperação do estado.
“A criação da Zona Franca representa uma oportunidade única para fomentar a recuperação econômica e social do Rio Grande do Sul, gerando dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos. Essa iniciativa não só atrairá novos investimentos, como também fortalecerá a economia local, impulsionando o desenvolvimento sustentável das regiões afetadas”, afirmou Lamachia.
Pedro Alfonsin, presidente da CAARS, também enfatizou o impacto positivo da ZF-RS para o crescimento do emprego e da renda no estado. “Precisamos dessa desoneração para avançarmos”, disse Alfonsin.
A proposta é assinada pelos senadores gaúchos Ireneu Orth, Hamilton Mourão e Paulo Paim, além de contar com o apoio dos senadores Izalci Lucas, Damares Alves, Jaime Bagattoli, Ciro Nogueira e Wellington Fagundes.
Impacto
A PEC destaca um levantamento recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que aponta que 94,3% da atividade econômica do estado foi afetada pelas inundações, resultando em prejuízos de R$ 502 bilhões.
“Diante desse quadro devastador e com o objetivo de promover a recuperação e o desenvolvimento das regiões atingidas, é imperativo criar incentivos ao investimento no estado”, diz o texto da proposta.
A criação da ZF-RS é vista como uma medida crucial para reverter os danos econômicos causados pelas inundações e para garantir um desenvolvimento sustentável e duradouro para o Rio Grande do Sul.
A implementação dessa zona franca é esperada para atrair novos investidores e gerar um ciclo positivo de crescimento econômico, beneficiando milhares de pessoas e fortalecendo a economia regional.
Leia mais no site da OAB-RS
Foto: fotospúblicas