Senador do Amapá, Randolfe Rodrigues volta ao PT após 20 anos
Sem partido há mais de um ano, ele se filiou diante de Lula neste dia 18

Ferreira Gabriel
Publicado em: 18/07/2024 às 12:25 | Atualizado em: 18/07/2024 às 12:27
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), se filiou nesta quinta-feira (18) ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Randolfe assinou a ficha de filiação em um encontro com o presidente Lula da Silva (PT) pela manhã, no Palácio da Alvorada.
Também estiveram presentes a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e a primeira-dama Janja Lula da Silva.
A ida de Randolfe ao PT marca o retorno do parlamentar ao partido depois de quase 20 anos e o fim de uma série de conversas e convites de lideranças da sigla.
Com a filiação do senador ao PT, Lula passará a ter todos os líderes do Planalto no Congresso em um mesmo partido:
- José Guimarães (PT-CE), líder na Câmara;
- Jaques Wagner (PT-BA), líder no Senado;
- Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder no Congresso.
Randolfe Rodrigues estava sem partido desde maio de 2023. O senador deixou a Rede Sustentabilidade após divergências com o principal nome do partido: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. À época, Randolfe já havia sinalizado que retornaria ao PT.
O senador já foi filiado ao PT, sigla pela qual foi eleito e exerceu o mandato de deputado estadual entre 1999 e 2005. Ele deixou a legenda em meio à crise do escândalo do mensalão. Também foi membro do PSOL, legenda pela qual foi eleito senador, pela primeira vez, em 2010.
Leia mais no G1
Leia mais
‘Bolsonaro me investigou e acabou me dando salvo conduto’, afirma Aziz
Foto: Ricardo Stuckert/PR