Seguidores de Trump invadem redes para atacar papa Leão XIV
Americano, que mantém linha progressista, recebeu críticas logo após ter sido anunciado

Mariane Veiga
Publicado em: 08/05/2025 às 22:01 | Atualizado em: 08/05/2025 às 22:02
A escolha do cardeal norte-americano Robert Prevost, eleito o novo papa nesta quinta-feira (8), adotando o nome Leão XIV, desagradou aliados do ex-presidente Donald Trump.
Minutos após o anúncio, integrantes do movimento “Make America Great Again” (MAGA) criticaram o pontífice papa nas redes sociais, acusando-o de apoiar “fronteiras abertas” e defender imigrantes ilegais.
Prevost é o primeiro pontífice dos Estados Unidos e também o primeiro agostiniano a ocupar o cargo. Ele é conhecido por suas posições progressistas, alinhadas às de seu antecessor, Francisco — especialmente em temas como imigração, justiça social e acolhimento aos marginalizados.
A ativista de extrema direita Laura Loomer chegou a divulgar que Leão XIV teria retuitado postagens em apoio aos “dreamers”, jovens imigrantes em situação irregular nos EUA, e criticado o uso da expressão “bad hombres” por Trump.
Leia mais
Novo papa diverge de Francisco sobre comunidade LGBTQIA+
Em fevereiro, ainda como cardeal e à frente do Dicastério para os Bispos, Prevost já havia rebatido o então vice-presidente americano JD Vance, que havia tentado justificar teologicamente políticas migratórias restritivas.
Prevost afirmou que o cristianismo não prevê hierarquias no amor ao próximo.
Durante o conclave, o ex-presidente Trump chegou a declarar preferência pelo cardeal Timothy Dolan, de Nova York, gerando críticas por tentar interferir no processo de escolha papal.
Após o resultado, Trump celebrou o fato de o novo papa ser americano, mas não comentou diretamente a eleição de Prevost.
Leia mais no G1.
Foto: reprodução/TV Globo