Reforma tributária: estados ainda cobram garantias na véspera da votação
Preocupação é com imposto compartilhado com municípios e União.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/11/2023 às 16:33 | Atualizado em: 06/11/2023 às 16:33
Os secretários estaduais de Fazenda cobram garantias na véspera da votação da Reforma Tributária na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Com isso, pedem que o governo federal estabeleça as regras de funcionamento do imposto que estados e municípios compartilharão entre si, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Conforme a Folha de S.Paulo, em nota divulgada nesta segunda-feira (6), o Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda) afirma que o texto estabelece excessivas vinculações do IBS à CBS, contribuição do governo federal criada pela reforma.
Desse modo, a colegiado diz que reitera o apoio à reforma, mas quer limites nítidos para evitar o avanço da futura contribuição da União na base de incidência do imposto subnacional, o que poderia fragilizar a capacidade fiscal dos estados.
O papel dos executivos estaduais foi sucessivamente esvaziado no trâmite legislativo da proposta, o que está levando a uma federalização da administração tributária em níveis de centralização administrativa que rivalizam com aqueles que antecederam a redemocratização do país“, diz a manifestação.
Leia mais em Folha/Uol.
Leia mais
Reforma tributária: parecer do relator tem ‘soluções arriscadíssimas’
Foto: divulgação/Consefaz