Redes na internet: projeto do governo prevê remoção de conteúdo
Novo projeto está em discussão das regras. Plataformas devem retirar posts de teor criminoso

Mariane Veiga
Publicado em: 28/01/2025 às 20:26 | Atualizado em: 28/01/2025 às 20:41
O governo Lula da Silva (PT) discute um novo projeto de regulação das plataformas digitais, com o objetivo de estabelecer responsabilidades claras para a remoção de conteúdo nas redes sociais.
A proposta prevê que as empresas adotem um “dever de precaução”, semelhante ao modelo europeu, para remover conteúdos criminosos sem a necessidade de decisão judicial.
Segundo o governo, a intenção é garantir a remoção de postagens que violem a legislação brasileira, como crimes de pedofilia, terrorismo e violação dos direitos do consumidor.
Além disso, a medida aborda o combate à desinformação e exige que as plataformas tomem medidas contra postagens que espalhem informações falsas sobre políticas públicas, com base em notificações extrajudiciais.
Leia mais
Big techs fogem de audiência pública sobre redes sociais
A definição de desinformação, porém, tem gerado controvérsias e críticos temem que a regulação seja usada para silenciar opositores políticos.
A proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça, também exige maior transparência das plataformas em relação aos termos de uso, algoritmos de recomendação e moderação de conteúdo.
Um comitê governamental fiscalizaria as empresas, aplicando sanções em caso de omissão no controle de conteúdo.
No entanto, o governo ainda não definiu todos os detalhes da regulação, como o escopo exato das plataformas atingidas e as sanções para quem descumprir as normas.
Leia mais em Notícias ao Minuto.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil