Indústria mantém produção em crescimento, ainda que baixo
As categorias de bens intermediários e de consumo semi e não duráveis tiveram avanço, enquanto os bens de consumo duráveis e os bens de capital apresentaram queda

Diamantino Junior
Publicado em: 03/05/2024 às 13:54 | Atualizado em: 03/05/2024 às 13:55
A produção industrial brasileira registrou um crescimento de 0,9% em março deste ano em comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE.
No entanto, apesar do avanço, o setor ainda não conseguiu recuperar completamente a queda de 1,1% registrada em janeiro.
Em relação a março de 2023, houve uma diminuição de 2,8%.
No acumulado do ano, a produção industrial apresenta alta de 1,9%, enquanto nos últimos 12 meses, o crescimento é de 0,7%.
A indústria ainda se encontra 0,4% acima do nível pré-pandemia, mas está 16,3% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em maio de 2011.
Apesar do resultado positivo, apenas cinco das 25 atividades industriais apresentaram crescimento, com destaque para o setor de alimentos, impulsionado principalmente pela produção de carne e açúcar.
Leia mais
ZFM põe Amazonas entre sete estados de aumento da produção industrial
Entre as atividades em queda, destacam-se os ramos de veículos automotores, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, e produtos químicos.
As categorias de bens intermediários e de consumo semi e não duráveis registraram crescimento, enquanto os bens de consumo duráveis e os bens de capital apresentaram queda.
Apenas cinco das 25 atividades industriais registraram crescimento, com destaque para o setor de alimentos.
Leia mais na Agência Brasil