Preso assessor de deputado do PL do esquema de espionagem de Bolsonaro
A prisão preventiva foi determinada pelo STF no âmbito da investigação sobre a "Abin paralela”

Mariane Veiga
Publicado em: 10/10/2024 às 22:58 | Atualizado em: 11/10/2024 às 01:13
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (10), em Brasília, o assessor parlamentar Daniel Ribeiro Lemos, que está lotado atualmente no gabinete do deputado federal Pedro Jr. (foto/PL-TO).
A prisão preventiva foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no âmbito da investigação sobre a “Abin paralela”.
A investigação envolve o uso da estrutura da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para atender aos interesses políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus familiares.
Entra na mira o grupo que recebia as informações levantadas por servidores lotados na Abin e difundia o material, inclusive dentro do Congresso.
Leia mais
Abin paralela de Bolsonaro: PGR e STF são acionados por procuradores do MPF
Além da prisão de Daniel Lemos, a PF também cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Brasília.
A ação não abrangeu o gabinete do deputado. Por meio de nota, ele afirmou ter recebido com “preocupação e seriedade” a notícia da prisão de Daniel Lemos e disse ter exonerado ele assim que tomou conhecimento do ocorrido.
O parlamentar ainda afirmou não compactuar com irregularidades e nem com divulgação de Fake News.
Conforme as investigações, o assessor tinha acesso “privilegiado”. Dessa forma, ele recebia conteúdos de desinformação produzidos pela organização criminosa e os disseminava, valendo-se de seu acesso ao Parlamento.
Leia mais no UOL.
Foto: Agência Câmara/divulgação