Presença amazonense na prisão da bolsonarista fujona em Roma
Umberto Ramos, natural de Manaus, atuou na localização e detenção de Carla Zambelli, que estava foragida desde maio.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/07/2025 às 09:00 | Atualizado em: 30/07/2025 às 09:02
A prisão da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL) em Roma, na última terça-feira (29 de julho ), é um marco da cooperação internacional entre Brasil e Itália. E teve presença amazonense no ato da prisão por meio do delegado da Polícia Federal Umberto Ramos, adido na Itália.
Ele, natural de Manaus, atuou na localização e detenção da parlamentar, que estava foragida desde maio.
O trabalho de Ramos, que incluiu a elaboração de um dossiê detalhadamente elaborado, culminou em uma operação que envolveu a Polícia Federal brasileira e as autoridades italianas.
Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por seu envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça, foi detida após a colaboração com o deputado italiano Angelo Bonelli, que ajudou a identificar seu paradeiro.
A justiça italiana agora analisará a validade da prisão em até 48 horas, considerando a possibilidade de extradição ou alternativas legais, levando em conta que a deputada possui dupla cidadania.
A atuação decisiva de Ramos na prisão de Zambelli exemplifica a importância da colaboração entre forças de segurança internacionais, e o desdobramento deste caso será monitorado de perto pelo Brasil.
Leia mais
‘Intocável’, Zambelli foi ‘entregue’ por deputado italiano
Foto: divulgação/PF