Prefeita acusa deputado de chantagem com fotos íntimas e obtém proteção da Justiça

André Janones é acusado de ameaçar divulgar imagens feitas sem consentimento durante relacionamento.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 10/04/2025 às 18:30 | Atualizado em: 10/04/2025 às 18:33

A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, conseguiu na Justiça medidas protetivas contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), com quem teve um relacionamento entre 2014 e 2018. Ela o acusa de chantagem com fotos e vídeos íntimos, supostamente feitos sem seu consentimento.

Leandra afirma que o parlamentar ameaçou divulgar o conteúdo após o fim do relacionamento, como forma de retaliação e para pressioná-la politicamente. Segundo a denúncia, ele chegou a enviar imagens para um secretário da prefeitura e exigiu a demissão de servidores.

A Justiça de Minas Gerais determinou que Janones mantenha distância mínima de 300 metros, se abstenha de entrar em contato com a prefeita e está proibido de divulgar qualquer conteúdo íntimo.

O processo corre sob sigilo e foi fundamentado na Lei Maria da Penha. O juiz entendeu que as ameaças ultrapassam o campo político e configuram violência psicológica e moral contra a mulher.

Leandra foi chefe de gabinete de Janones na Câmara dos Deputados. Até o momento, ele não se manifestou sobre as acusações.

Leia na íntegra em Metrópoles.

Leia mais

Foto: divulgação