Por racismo e misoginia, deputada indígena vai denunciar Kataguiri
Célia Xakriabá foi ofendida no plenário da Câmara, na votação do 'PL da devastação'

Publicado em: 17/07/2025 às 19:48 | Atualizado em: 17/07/2025 às 21:37
A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) anunciou que irá acionar o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), após um embate no plenário durante a votação de um projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental.
Célia acusa Kataguiri de racismo e violência política de gênero. Durante o debate, ela criticou o parlamentar por, segundo ela, desconhecer as pautas indígenas, chamando-o de “deputado estrangeiro”. Kataguiri rebateu, referindo-se a ela como “cosplay de indígena”, em alusão ao cocar de penas de pavão que a deputada usava.
A deputada também afirmou ter sido alvo de ironias por parte dos deputados Coronel Fernanda (PL-MS), Sóstenes Cavalcante (PL-AL) e Rodolfo Nogueira (PL-MS), que a chamou de “pavão misterioso”.
Em resposta a críticas sobre ter chamado Kataguiri de estrangeiro, Célia explicou que usou o termo para apontar o desconhecimento dele sobre temas indígenas, e não como ofensa étnica. Ela classificou o episódio como “racismo televisionado”.
Leia mais no G1.
Fotos: Pablo Valadares/Lula Marques