PL recua da expulsão do deputado que elogiou Moraes e criticou Trump

Pressionado por Bolsonaro, Valdemar Costa Neto chegou a anunciar expulsão.

PL recua da expulsão do deputado que elogiou Moraes e criticou Trump

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/08/2025 às 09:27 | Atualizado em: 06/08/2025 às 09:27

O Partido Liberal (PL) recuou da decisão de expulsão do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (SP) da legenda depois de ter feito críticas às sanções do governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A princípio, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a anunciar a expulsão de Antonio Carlos Rodrigues como resposta à “pressão” feita pela bancada da sigla no Congresso.

Conforme o g1, Valdemar afirmou que o caso será submetido à análise do Conselho de Ética do PL.

Dessa maneira, segundo o dirigente, a expectativa é que o órgão discuta o episódio “nas próximas semanas”.

Então, na última semana, depois de os EUA anunciarem uma sanção mais dura a Moraes, o parlamentar afirmou que a medida era “absurda”. Ele também fez elogios ao magistrado.

“É o maior absurdo que já vi na minha vida política. O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos, não se meter com o Brasil como está se metendo”, disse o deputado ao portal “Metrópoles”.

Com isso, as declarações causaram críticas entre colegas de bancada. Pressionado por parlamentares, Valdemar se antecipou e anunciou que Antonio Carlos Rodrigues havia sido expulso do PL.

“Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho”, escreveu o dirigente em uma nota.

No mesmo dia do anúncio, Antonio Carlos Rodrigues disse ter sido surpreendido pela possível punição. O deputado afirmou, ainda, que não havia recebido qualquer tipo de comunicado por parte do PL.

“As posições que manifestei recentemente foram fruto do exercício legítimo do mandato que me foi confiado pelo povo”, declarou Rodrigues.

Em suma, Antonio Carlos Rodrigues é filiado ao PL desde 1999. Pelo partido, ele exerceu três mandatos de vereador na capital paulista e está em seu primeiro mandato de deputado federal, além de ocupar uma das suplências da Mesa Diretora da Câmara.

Leia mais no g1.

Leia mais

PL de Bolsonaro proíbe apoio a candidato de outro partido

Foto: José Cruz e Marcelo Camargo/Agência Brasil