Petista raiz, José Dirceu voltou e 2026 já está na mira

Aliados dizem que movimento tenta recuperar a própria biografia e prepara terreno para eventual candidatura

Mariane Veiga

Publicado em: 01/02/2024 às 00:04 | Atualizado em: 01/02/2024 às 00:28

Após anos afastado da vida pública, com uma atuação política intensa, mas restrita aos bastidores do PT, José Dirceu decidiu voltar ao debate público.

Ex-ministro da Casa Civil e o segundo maior líder da história do PT, Dirceu tem dado entrevistas, escrito artigos em jornais, participado de lives e marcado presença em eventos da esquerda. A informação é do blog da Natuza Nery, assinada por Guilherme Balza, do G1.

Aliados e lideranças petistas avaliam que o movimento é impulsionado por dois objetivos: tentar recuperar a própria biografia e preparar o terreno para uma eventual candidatura à Câmara dos Deputados em 2026.

Leia mais

Direita está ganhando enquanto Gleisi joga contra, critica José Dirceu

Justiça

Advogados de Dirceu tentam reverter duas condenações no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Lava Jato.

A alegação é parecida com a utilizada pelos defensores de Lula da Silva (PT) para anular os processos do presidente.

A defesa de Dirceu tem grande expectativa na anulação dos processos. Caso isso se confirme, ele recupera os direitos políticos e pode se candidatar em 2026.

Em entrevista ao programa “Diálogos com Mario Sergio Conti”, na Globonews, o petista não descartou uma candidatura, mas afirmou que essa decisão caberá ao PT e à Lula.

“Numa situação como a de hoje, ele teria muito a acrescentar. Ele seria um líder natural na Câmara”, afirma o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP), quadro influente no partido.

No entanto, outra ala do partido acredita que a volta do ex-ministro traz alguns “fantasmas do passado”.

Leia mais no G1.

ábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil