Pesquisadores criam ‘capacete respirador’ para tratamento do coronavírus
Dispositivo desenvolvido pela USP está em fase de testes e pode ser uma alternativa para pacientes que necessitam de respiração mecânica em UTIs

Publicado em: 13/05/2020 às 17:42 | Atualizado em: 13/05/2020 às 17:42
Pesquisadores da USP estão desenvolvendo um capacete respirador de baixo custo para fazer a respiração mecânica em pacientes do coronavírus. Esta empreitada é em parceria com a iniciativa privada.
O projeto está em fase final de desenvolvimento e deve ficar pronto até o fim de maio. Os pesquisadores envolvidos no projeto apelidaram o equipamento de “escafandro”. Principalmente, pela forma arredondada da cúpula de acrílico, parecida com a utilizada por mergulhadores no século 19.
Benefícios do dispositivo
Segundo o coordenador da iniciativa, Raul Gonzales, “Trata-se de uma opção menos invasiva, já que em muitos casos pode ser uma alternativa para evitar a necessidade de utilização do tubo endotraqueal introduzido no paciente”.
Além disso, o “escafandro” possui dois tubos para fazer a circulação do ar. Assim, o equipamento controla a pressão e a concentração do oxigênio e faz a respiração do paciente.
De acordo com o professor Raul, o sistema impede que o paciente respire no mesmo ambiente que funcionários de saúde e outros pacientes que podem estar próximos, pois filtra o ar que sai do dispositivo.
Leia mais no Portal R7
Foto: Divulgação/USP
Leia mais
Exames de Bolsonaro deram negativo para coronavírus, apontam laudos