Pesquisa de Oxford e UFPE considera eleição de 2018 sem fraude
"Foi a primeira vez em que um candidato vencedor alegou suspeição do processo que regulou a sua própria vitória", diz pesquisador.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/09/2022 Ã s 10:09 | Atualizado em: 16/09/2022 Ã s 10:17
Uma pesquisa inédito feito na Universidade de Oxford, na Inglaterra, não encontrou qualquer evidência de irregularidades na contagem de votos das eleições brasileiras de 2018.
Trata-se de estudo realizado durante pós-doutorado por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Segundo a BBC Brasil, os pesquisadores usaram alguns métodos que foram utilizados em eleições em outras partes do mundo.
Dessa forma, os métodos já mostraram sinais de possÃveis fraudes em paÃses como Rússia e Uganda.
A pesquisa foi revisada por pares e publicada em 7 de setembro no periódico cientÃfico Forensic Science International: Synergy.
Sobretudo, a revista internacional se dedica à ciência forense, campo do saber voltado à investigação de crimes e assuntos legais a partir de conhecimentos técnicos e cientÃficos.
Assim, no levantamento, os pesquisadores da UFPE utilizam cinco testes estatÃsticos diferentes, baseados em três metodologias distintas.
Além disso, analisa os resultados da última eleição presidencial brasileira, a partir dos dados oficiais fornecidos pelo TSE.
Dessa maneira, a escolha para análise do ano de 2018 foi feita por se tratar de um evento singular na história eleitoral, explicam Dalson Figueiredo, Lucas Silva e Ernani Carvalho, autores do estudo.
“Foi a primeira vez em que um candidato vencedor alegou suspeição do processo que regulou a sua própria vitória. As dúvidas quanto à integridade das apurações costumam ser feitas, exclusivamente, pelos candidatos derrotados”, destacam os pesquisadores, citando como exemplo desse padrão a contestação da vitória de Dilma Rousseff (PT) por Aécio Neves (PSDB) em 2014 e da vitória de Joe Biden por Donald Trump nas eleições americanas de 2020.
Leia mais em BBC Brasil.
Leia mais
Bolsonaro volta a falar em fraudes nas eleições de 2018
Conheça quem plantou na cabeça de Bolsonaro a ideia de fraude em 2018
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil