Pastor e tio de senadora cria gado em terra da União na Amazônia

Além disso, a família Bengtson estaria supostamente envolvida em episódios de violência no campo e um caso de apreensão de drogas.

Diamantino Junior

Publicado em: 13/07/2023 às 19:23 | Atualizado em: 13/07/2023 às 19:23

O pastor e ex-deputado federal Josué Bengtson está sendo investigado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) por criar gado em uma área de 6,8 mil hectares que, por lei, pertence à União.

De acordo com o projeto De Olho nos Ruralistas, 72% da propriedade estão localizados em uma gleba federal destinada à reforma agrária desde 2015.

A fazenda, conhecida como “Cambará”, também faz divisa com a Terra Indígena Alto Rio Guamá, do povo Tembé, que tem sido alvo de invasões de madeireiros provenientes da gleba Pau de Remo e de outra área vizinha, a Cidapar.

Além das disputas por terras, a família do pastor também está envolvida em episódios de violência contra assentados e é acusada de envolvimento em um caso de assassinato.

Leia mais

PF desmente Damares sobre avião da sua igreja com 290 kg de maconha

No final de maio, a Polícia Federal (PF) apreendeu 290 quilos de skunk em uma aeronave pertencente à Igreja do Evangelho Quadrangular, fundada e liderada por Josué Bengtson, tio de Damares Alves.

A família nega as acusações.

Leia mais no Eco

Foto: divulgação