País torcia pelo Brasil, Bolsonaro raspava verba das universidades

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Victor Godoy, bloquearam orçamento das universidades federais, no apagar das luzes.

País torcia pelo Brasil, Bolsonaro raspava verba das universidades

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/11/2022 às 09:30 | Atualizado em: 29/11/2022 às 11:39

Bolsonaro raspava verba, “enquanto o país inteiro assistia ao jogo da Seleção Brasileira”. O destaque é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A declaração foi feita na noite de ontem (28) sobre o bloqueio do governo Bolsonaro de R$ 244 milhões do orçamento das universidades federais. Como informa o g1.

O g1 entrou em contato com a pasta, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Segundo a publicação, esse montante seria usado para o pagamento de despesas como contas de luz e de água, bolsas de estudo e pagamento de empregados terceirizados.

Com surpresa e consternação, e praticamente no apagar das luzes do exercício orçamentário de 2022, as universidades federais brasileiras foram, mais uma vez, vitimadas com uma retirada de seus recursos, diz o texto da Andifes.

Além disso, o comunicado da entidade diz:

“Após o bloqueio orçamentário de R$ 438 milhões ocorrido na metade do ano, (…) [o contingenciamento] praticamente inviabiliza as finanças de todas as instituições.”

Leia mais no g1.

Leia mais

No apagar das luzes, Bolsonaro segue bloqueando verba da educação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil