Os rebeldes do PL de Bolsonaro que votaram com Alberto Neto pela ZFM

Deputados contrariam a orientação de Bolsonaro e do partido na aprovação da reforma tributária.

Os rebeldes do PL de Bolsonaro que votaram com Alberto Neto pela ZFM

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/12/2024 às 15:18 | Atualizado em: 18/12/2024 às 15:22

Dos 325 votos a favor da Zona Franca de Manaus (ZFM), 16 foram de deputados do PL de Jair Bolsonaro, que se aliaram ao deputado do Amazonas, Alberto Neto, da mesma sigla.

Apesar dos 73 deputados bolsonaristas que se juntaram aos 122 contra a versão final do projeto que regulamenta a reforma tributária, que beneficiou a ZFM, esse grupo dos 16 se rebelou contra a maioria.

Esse cenário dentro do PL, portanto, mostra a atuação de Alberto Neto em se redimir com os amazonenses pelo Polo Industrial de Manaus.

É que no começo da reforma tributária, ele votou contra. Inclusive isso pesou contra ele nas eleições de Manaus. Sobretudo, quando o parlamentar se aliou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Contudo, ontem ele agiu em prol da ZFM, além de votar sim, trouxe consigo esse 16 rebeldes, que contrariam a orientação de Bolsonaro e do partido na aprovação da reforma tributária.

Conforme o Congresso em Foco, os parlamentares votaram em dois turnos para aprovarem trechos dos substitutivos do Senado ou rejeitá-los, conforme o parecer do petista Reginaldo Lopes.

Nesse sentido, Reginaldo Lopes acolheu a maior parte das mudanças propostas pelo texto relatado por Eduardo Braga (MDB-AM) no Senado.

Leia mais no Congresso em Foco, e veja como cada deputado votou na regulamentação da reforma tributária.

Leia mais

Câmara aprova reforma tributária após 40 anos de debates

Debate da reforma tributária e ZFM desponta na mídia nacional

Reforma tributária aprovada na Câmara, veja o que muda

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados