ONU cobra de Damares garantias sobre aborto seguro no Brasil

Em 2021, o Brasil será sabatinado pela ONU que, na preparação de seu informe sobre a situação da mulher no país, pede agora um posicionamento do governo de Jair Bolsonaro

ONU cobra de Damares garantias sobre aborto seguro no Brasil

Publicado em: 18/11/2020 às 10:12 | Atualizado em: 18/11/2020 às 10:32

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer que o ministério liderado por Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, esclareça o que tem sido feito no Brasil para garantir que, dentro da lei, mulheres tenham acesso ao aborto seguro.

Num documento de 17 de novembro e obtido pela coluna de Jamil Chade, do Uol, a entidade ainda cobra explicações sobre o que tem sido feito para assegurar a proteção às mulheres no Brasil.

Do mesmo modo, a ONU pede detalhes sobre o orçamento do governo Bolsonaro para esse fim.

Conforme publicou a coluna, o questionário foi submetido ao ministério pelo Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher.

 

Leia mais

Denúncia no STF contra Damares, sobre prender governadores, está na PGR

 

Dessa forma, em 2021, o Brasil será sabatinado pelas Nações Unidas e que, na preparação de seu informe sobre a situação da mulher no país, pede agora um posicionamento do governo de Jair Bolsonaro.

De acordo com a publicação, entre os pontos centrais, a entidade quer que o Brasil forneça “informações sobre as medidas tomadas para assegurar o acesso contínuo, em particular para meninas, ao aborto legal e seguro”.

A ONU também solicita que o governo explique como tem assegurado “o acesso contínuo aos métodos contraceptivos modernos para a prevenção de gravidezes não desejadas, em particular em tempos de pandemia da COVID-19”.

No entanto, o Ministério da Mulher ainda não deu uma resposta sobre o questionamento enviado pela organização.

Leia mais no UOL.

 

 

Foto: Anderson Riedel/Presidência da República