OMS suspende de novo hidroxicloroquina contra coronavírus
Segundo a entidade, as evidências científicas apontam que a substância não reduz a mortalidade, em pacientes internados com a covid-19

Publicado em: 17/06/2020 às 15:36 | Atualizado em: 17/06/2020 às 15:36
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta quarta-feira (17), que vai suspender, pela segunda vez, os ensaios clínicos com hidroxicloroquina contra a Covid-19.
Segundo a entidade, as evidências científicas apontam que a substância não reduz a mortalidade. Sobretudo em pacientes internados com a doença.
A decisão da OMS se refere aos testes dentro dos ensaios Solidariedade. Esta, portanto, que é iniciativa global que busca tratamentos para o novo coronavírus.
De acordo com a médica Ana Maria Henao Restrepo, hoje foi finalizada uma ligação com todos os pesquisadores no ensaio.
A partir disso, ela explicou que “com base nas evidências disponíveis, a decisão tomada foi de parar a randomização com o ensaio da hidroxicloroquina”, explicou. A princípio, a médica integra o programa de emergências em saúde da organização.
Restrepo afirmou que a decisão foi adotada com base nas evidências encontradas no ensaio “Recovery”, do Reino Unido. Sobretudo, não encontrou benefícios em usar a hidroxicloroquina contra a Covid-19, e em dados disponíveis nos próprios ensaios Solidariedade.
A entidade já havia suspenso os testes com a substância, que é usada para tratar doenças autoimunes e alguns tipos de malária, no dia 25 de maio. Depois, entretanto, retomou os ensaios.
Leia mais no G1
Foto: Reprodução
Leia mais
OMS anuncia volta de testes com hidroxicloroquina contra coronavírus