Olimpíadas 2028 terão igualdade de gênero e mais esportes que as de Paris
Nova edição terá provas mistas, mais equipes femininas e cinco modalidades inéditas.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 11/04/2025 às 15:18 | Atualizado em: 11/04/2025 às 16:33
Com novidades no programa e mais espaço para mulheres, os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 prometem ser os mais inclusivos da história recente.
A nova edição contará com 351 eventos com medalhas — 22 a mais que Paris 2024 — e total de 11.198 atletas. A divisão será quase igual: 5.655 vagas femininas e 5.543 masculinas.
Pela primeira vez, o futebol feminino terá mais seleções que o masculino. Serão 16 equipes femininas contra 12 masculinas, o que inverte a lógica da última edição.
Além disso, cinco modalidades estreiam em 2028: críquete, flag football, lacrosse, squash e a volta do beisebol/softbol. Todas terão categorias para homens e mulheres.
Simultaneamente, seis eventos mistos entram na programação: revezamento 4x100m no atletismo, duplas no golfe, tiro com arco, ginástica, remo e tênis de mesa.
Outras alterações importantes incluem categorias de boxe, provas de natação e a inclusão de provas mistas ou por equipes em esportes como tênis de mesa e basquete 3×3.
No caso do remo, o destaque é a chegada do remo costal, com provas individuais e mistas. Já na marcha atlética, haverá meia maratona para ambos os sexos.
Ademais, a proporção de seleções por gênero nos esportes coletivos será igual. No polo aquático, por exemplo, as mulheres ganham duas vagas e agora equiparam-se aos homens.
Por fim, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), a meta para 2028 é garantir equilíbrio, diversidade e representatividade, fortalecendo a participação feminina em todas as áreas do esporte olímpico.
Leia na íntegra em Gov.br.
Leia mais
Pedro Nunes é o representante do AM nas Olimpíadas de Paris
Foto: Alexandre Loureiro/COB