Nunes Marques trava julgamento para condenar Carla Zambelli
Com placar de 5 a 0 pela condenação, deputada pode perder o mandato e pegar mais de cinco anos de prisão.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 24/03/2025 às 17:01 | Atualizado em: 24/03/2025 às 17:01
O ministro Kassio Nunes Marques interrompeu o julgamento que pode condenar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.
Com placar parcial de 5 a 0 pela condenação, a deputada pode pegar 5 anos e 3 meses de prisão. O pedido de vista de Nunes Marques adia a decisão por até 90 dias.
O relator Gilmar Mendes defendeu a perda do mandato de Zambelli e a apreensão definitiva de sua arma. Os ministros, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o voto.
Zambelli responde por apontar uma arma para um apoiador de Lula na véspera do segundo turno de 2022. A Procuradoria-Geral da República apresentou a denúncia.
Mendes destacou a gravidade do caso, ressaltando que a deputada perseguiu um homem desarmado e gerou risco aos frequentadores de um estabelecimento.
Moraes e Cármen Lúcia reforçaram que as provas confirmam o crime de constrangimento ilegal. Dino criticou a postura da parlamentar, afirmando que políticos devem agir com ética e respeito às normas jurídicas.
A advogada do jornalista Luan Araújo, vítima do episódio, afirmou que os vídeos gravados por testemunhas foram fundamentais para esclarecer os fatos.
Já os advogados de Zambelli afirmaram que veem “com esperança” o pedido de vista, esperando uma análise mais detalhada dos ministros que ainda não votaram.
Leia na íntegra em G1.
Leia mais
Votos iniciais no STF prenunciam cassação de Carla Zambelli
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados