Novo enem dos concursos contempla agências reguladoras
Com novo formato e apenas um edital, o CNU 2025 incluirá órgãos como Ancine, ANP, Iphan e novas carreiras transversais no Executivo Federal.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/04/2025 às 17:46 | Atualizado em: 24/04/2025 às 17:46
O Governo Federal definirá em junho o lançamento do edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. Fontes ligadas à organização confirmaram que as provas devem ocorrer entre setembro e outubro.
O Ministério da Gestão já finalizou o termo de referência. Agora, o governo iniciará a escolha da banca organizadora. A Fundação Cesgranrio, que coordenou a edição anterior, seguirá na disputa, mas enfrentará concorrência de outras instituições.
Desta vez, o governo publicará apenas um edital para todos os blocos temáticos. Mesmo assim, manterá a aplicação das provas em mais de 200 cidades. A medida amplia o acesso e reduz custos para os candidatos.
O Executivo também planeja oferecer cerca de 3 mil vagas. Órgãos como Ancine, ANP, Iphan e INSS já sinalizaram interesse em participar. Além disso, o edital trará novas carreiras transversais, como analista técnico de Justiça e analista de Desenvolvimento Socioeconômico.
Por fim, o governo pretende convocar os primeiros aprovados do CNU 2024 já em maio. Com isso, reforça o compromisso de acelerar a reposição de quadros na administração pública federal.
Leia mais
Concurso unificado: mais da metade dos candidatos não apareceu para provas
Com informações do site QConcursos
Foto: Agência Brasil