Nova tabela de etiquetagem veicular do Inmetro destaca BYD King
As novidades da publicação do semestre trazem 20 modelos de veículos, divididos em dez categorias

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 19/07/2024 às 07:21 | Atualizado em: 19/07/2024 às 08:59
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou, na quarta-feira (17), a atualização da tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV). Os destaques da nova publicação trazem 20 modelos de veículos em dez categorias.
Portanto, as novidades que abrem o segundo semestre como destaque na planilha do PBE veicular, por categorias, na avaliação do Inmetro, são:
- BYD King (plug-in), Mercedes-Benz nos modelos EDS450 4M (elétrico), AMG C63S EP (plug-in), AMG GKC43 (híbrido) e BMW 420i na categoria Extra Grande;
- Suzuki, Jimny Sierra, na categoria Fora de Estrada Compacto;
- Mercedes-Benz G580 EQ (elétrico) na categoria Fora de Estrada Grande;
- Mercedes-Benz AMG SL63S EP, 4.0-32V (plug-in) e BMW M3 CS na categoria Esportivo;
- Hyundai Palisade e os veículos da Volvo XC60 e XC90 (plug-in), na categoria SUV Grande 4×4;
- VW T Cross Highline e Confortline na categoria SUV Compacto;
- Os veículos da BMW, iX2 (elétrico) e X2, na categoria SUV Grande;
- Renault Kangoo na categoria comercial;
- VW Polo Track Rock in Rio e Track Robust MPI na categoria Médio;
- Volvo EC40 (elétrico), na categoria Grande.
Metodologia
Nesse sentido, o coordenador do PBEV, Victor Gomes Simão, explica como são realizados os métodos de ensaios para aplicação dos destaques das categorias.
“Os valores de consumo energético e emissões publicados pelo PBE veicular são obtidos a partir de medições de consumo, efetuadas em pista e em laboratório, de acordo com os padrões da norma ABNT NBR 7024. Tais medições são destinadas aos carros a combustão e híbridos e são baseadas na metodologia norte-americana da Society of Automotive Engineers (SAE) – J1634, para veículos elétricos”.
Sobretudo, durante os ensaios são utilizados combustíveis de padrão brasileiro, normatizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petróleo Brasileiro S. A (Petrobras).
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Eficiência energética
Os veículos são avaliados, utilizando ciclos de condução pré-estabelecidos, em medições laboratoriais normatizadas e repetitivas para a aferição da eficiência energética. Desde o início do programa, em 2009, todos os carros são testados sob as mesmas condições controladas, permitindo a comparação justa e atemporal entre eles, concluiu Victor.
Esses fatores de ajuste, segundo o coordenador do PBEV, aproximam os valores de referência àqueles percebidos pelos motoristas em seu uso real, nas ruas e estradas, e mantendo a viabilidade da comparação relativa entre os veículos.
Os valores de autonomia dos veículos elétricos, com esta metodologia, preveem um fator de correção de 0,3, nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos para aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso.
Fatores adotados
Assim, desde 2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilometragem por litro (km/l).
Estes são apresentados como autonomia real, através da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 0,28 em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.
Os fatores de ajuste adotados foram desenvolvidos a partir de milhares de dados reais e indicam que 90% dos usuários conseguem resultados dentro dos consumos declarados.
Esses fatores procuraram contemplar condições verídicas de utilização dos veículos, observadas no Brasil, como por exemplo: estilos de direção, trânsito mais congestionado, maior velocidade nas estradas, maior uso do ar condicionado etc.
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Decisão de compra
Dessa forma, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou a importância dessa avaliação para as escolhas da população na hora de conhecer o seu próximo veículo.
Esse formato de apresentação dos dados da tabela do PBEV é aguardado pela sociedade e pelo mercado, principalmente de carros elétricos. Isso porque fornece ao consumidor dados reais para pautar a sua decisão de compra. Além de prover o balizamento necessário para políticas de incentivo ao setor industrial automotivo, como o Rota 2030 e a MP 1.175/2023, disse Brito.
Dessa maneira, confira a tabela com as novas atualizações do PBEV 2024 no link a seguir: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular/pbe-veicular-2024-1.pdf/view.
Fotos: divulgação