“Não tenho medo de cara feia”, diz Lula ao citar Trump em discurso sobre economia
Lula critica Trump em discurso, menciona tarifas dos EUA e promete resposta comercial, destacando crescimento da economia brasileira.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 11/03/2025 às 16:02 | Atualizado em: 11/03/2025 às 16:11
Durante um evento em Minas Gerais nesta terça-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao defender a economia brasileira. Em sua fala, Lula afirmou que não se intimida com pressões externas:
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que vamos governar esse país”.
As declarações ocorrem em meio a tensões comerciais entre Brasil e EUA, especialmente após Trump impor tarifas sobre aço e etanol brasileiros. Lula já havia criticado essas medidas anteriormente, afirmando que o governo pode adotar medidas de reciprocidade.
Em fevereiro, o presidente mencionou a possibilidade de taxar importações americanas caso as barreiras comerciais continuem: “Se taxar o aço brasileiro, vamos agir comercialmente. Ou vamos denunciar na Organização [Mundial] do Comércio, ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”.
Ainda no evento, Lula reforçou seu otimismo com a economia e prometeu redução da inflação:
“Podem ter certeza, a economia brasileira vai continuar crescendo, a gente vai continuar gerando emprego, a inflação vai baixar”.
Os dados mais recentes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no entanto, apontam que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo subiu 0,79% na primeira quadrissemana de março, acima dos 0,51% registrados em fevereiro.
Leia mais
Lula e Zema trocam indiretas no mesmo palanque
Leia na íntegra em CNN.
Foto: divulgação