Na Colômbia, Lula lança plano de criar Parlamento Amazônico

Outras duas medidas na área de ciência e monitoramento também foram anunciadas pelo presidente.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/07/2023 às 08:04 | Atualizado em: 10/07/2023 às 18:04

O presidente Lula da Silva lançou no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, na cidade de Letícia, na Colômbia, o plano para criar o Parlamento Amazônico.

Trata-se de uma de suas propostas e expectativas sobre o fortalecimento da cooperação entre os países amazônicos, incluindo a criação de um Fórum de Cidades Amazônicas. Como informa a Carta Capital.

“É preciso valorizar o papel dos prefeitos, governadores e parlamentares. Não se faz política pública sem participação de quem conhece o território. Para isso, queremos formalizar o Foro de Cidades Amazônicas e o Parlamento Amazônico”, disse Lula.

Ainda conforme a publicação, outras duas medidas na área de ciência e monitoramento também foram anunciadas.

Por exemplo, uma delas é a criação do Observatório Regional da Amazônia, que vai sistematizar e monitorar dados de todos os países para orientar políticas públicas. Além de produzir, em tempo real, boletins e alertas sobre secas, cheias, chuvas, incêndios e contaminação das águas.

Da mesma forma, Lula propôs a criação de comitê de especialistas da Amazônia, inspirado no Painel Intergovernamental Sobre Mudança do Clima (IPCC) da da Organização das Nações Unidas, para, segundo ele, “gerar conhecimento e produzir recomendações baseadas na ciência”.

Leia mais em Carta Capital.

Leia mais

Presidente Lula destaca importância da COP30 em Belém para a Amazônia

Foto: Cláudio Kbene/PR