Após 9 mortes, governo deve transferir acampamento do MST

Ministros visitam Parauapebas após explosão em acampamento, discutem assentamento e medidas de assistência.

Diamantino Junior

Publicado em: 11/12/2023 às 17:48 | Atualizado em: 12/12/2023 às 15:28

Os ministros Paulo Teixeira e César Aldrigui, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, acompanham os desdobramentos da tragédia que vitimou nove pessoas em acampamento do MST em Parauapebas.

Audiência e Medidas

Na manhã desta segunda-feira (11/12), os representantes do Governo Federal participaram de audiência, discutindo medidas para a comunidade afetada. Está programada uma assembleia com os agricultores do MST à tarde.

Proposta de assentamento

Ministro Teixeira propõe levantamento de áreas públicas para assentar as famílias. O governo busca alternativas para transferir as pessoas para locais adequados e assegurar a continuidade da produção de alimentos.

Ação da prefeitura

Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, destaca a atuação da prefeitura durante a noite da tragédia, oferecendo suporte com água, alimentação, estrutura de saúde e acompanhamento psicológico.

Checagem de terras

Reunião decide pela checagem de terras públicas para assentar as 2.500 famílias cadastradas. A prefeitura realizará o rastreio das terras para a retirada das pessoas do local onde ocorreu o acidente.

Tragédia no acampamento

Explosão durante instalação de internet resulta na morte de nove pessoas, sendo três técnicos da empresa G5 Internet e seis acampados. Laudo oficial deve ser emitido em 30 dias.

Identificação dos corpos

Sete corpos foram identificados e liberados. Dois corpos aguardam exames para identificação. Velórios e sepultamentos em andamento.

Assistência e apoio

A prefeitura direcionará assistência às famílias atingidas. Ponto de apoio para doações foi estabelecido pela Defesa Civil do município dentro do assentamento.

Alerta da concessionária de energia

Equatorial Pará alerta sobre os riscos envolvidos em atividades próximas à rede elétrica e destaca a importância de seguir as diretrizes de segurança.

Investigação em andamento

Polícias Civil e Científica iniciam investigações. O acampamento Paz e Liberdade, com cerca de 2.500 famílias, fica em Vila Palmares II, área rural de Parauapebas, sudeste do Pará.

Leia mais no g1

Foto: Rodrigues Silva/MST