Motta se encontra com golpistas nos Estados Unidos
Os parlamentares não divulgaram quais foram os assuntos tratados durante o encontro

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/05/2025 às 15:33 | Atualizado em: 13/05/2025 às 16:06
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), teve um encontro com golpistas durante o último fim de semana em Nova York, nos Estados Unidos.
Conforme o DCM, ele foi ao país para participar de um evento organizado pela revista Veja marcado para esta terça (13).
Dessa forma, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou fotos do encontro nas redes sociais.
Segundo a publicação, em uma das imagens, ele aparece ao lado do cantor sertanejo bolsonarista Gusttavo Lima e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Além disso, Nogueira aparece, junto de Rueda, com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Motta não aparece na segunda imagem.
Desse modo, o encontro ocorreu em um restaurante de Nova York, em um ambiente informal. Os parlamentares não divulgaram quais foram os assuntos tratados durante o encontro.
Assim, o encontro de Motta com golpistas ocorre enquanto o presidente Lula e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), viajam para a Rússia e para a China.
Então, o chefe da Câmara alegou que não integraria a comitiva porque queria se dedicar à pauta da Casa e enviou o deputado Elmar Nascimento (União-BA) para representá-lo.
Como resultado, a ausência de Motta na Câmara travou a análise de pautas que não possuem consenso entre parlamentares. Por exemplo, o projeto de anistia aos envolvidos no ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.
Leia mais no DCM.
Leia mais
Contra farra de obstrução, Motta cassa poder de líderes de partidos
Foto: reprodução